quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

A importância da vegetação nas cidades

    Os seres humanos vieram da natureza, sendo assim, o contato com a vegetação é muito importante para o bem estar físico e psicológico das pessoas, mesmo em ambientes antropizados, como as cidades. Na verdade, se faz ainda mais necessário a incorporação de elementos a natureza nesses ambientes atualmente.

    Pois existem diversos estudos que comprovam que o uso e o resgate de ambientes naturais e de vegetação nas cidades, contribui significativamente para a melhora da qualidade e vida das pessoas. Pois além de ajudarem a purificar o ar, e reduzir o calor e a poluição sonora e visual, nos ambinetes de cidades. Áreas de vegetação também possibilitam espaços de contemplação, lazer e propícios à prática de esportes. E também importantes locais de socialização, para as mais diversas faixas etárias.

    Sendo assim, a preservação e a implementação de áreas de vegetação, ou chamadas de áreas verdes, mesmo em ambientes como cidades, faz parte do desenvolvimento social adequado. Pois, diversas cidades ao longo do mundo, em especial na Ásia e Oriente Médio, ivestem significativamente na questão das áreas verdes em seus espaços e projetos e cidades inteligentes. Sendo assim, a incorporação de vegetação nas cidades é algo que vem desde a antiguidade, bem como aponta para o futuro, não devendo ser algo que cai no esquecimento, pois representaria um retrocesso, ao invés do progresso.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Copaíba / copaibeira (Copaifera spp.)

 


A copaíba, é conhecida como o antibiótico da mata, é uma das plantas medicinais mais usadas na Amazônia, principalmente para tratar inflamações. Para certas enfermidades, não há nenhum substituto. 

Muito a dizem que "longe do hospital ou da farmácia, o óleo de copaíba serve até melhor do que um médico".

Livro fonte da imagem e informações: Shanley, P. & Medina, G. (Editores) (2005). Frutíferas e plantas úteis na vida amazônica. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Amazônia: floresta e suas características


    Amazônia é a maior floresta (tropical), e apresenta diversas características e particularidades. Sendo que, iremos abordar mais de algumas característica da espécies vegetais delas aqui, ao longo das demais postagens...
    Mas, desde já eu recomendo a leitura e/ou aquisição de uma verdadeira obra prima chamada "Frutíferas e plantas úteis na vida amazônica", livro organizado por Patrícia Shanley e Gabriel Medina, com a participalção de diversos autores especialistas em diversas áreas, e publicado em 2005.
    É um livro que continua atual, eu diria que é atemporal, pois além de leitura básica para quem deseja conhecer mais sobre a diversiade vegetal da Amazônia, também apresenta as aplicações alimentícias, culturais, educacionais, medicinais, e diversas outras informações sobre várias espécies da região.
  Por exemplo, nele ensina a contextualizar a questão da alfabetização e letramento com exemplos regionais. Além de também, abordar a questão diversas outras situações de ensino e aprendizagem, com espécies da região, que contribuem para uma aprendizagem mais significativa.
    E claro, quem tiver interesse de ler o livro se encontra disponível em versão digital nos links:    
1. https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/frutiferas.pdf
2. http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/3422

    E para aquisição do material físico, disponível no link:
https://www.editoraufv.com.br/produto/frutiferas-e-plantas-uteis-na-vida-amazonica/1110062?gclid=Cj0KCQiA-oqdBhDfARIsAO0TrGHd0TFfQm-i9pUkuOlnuWQAVvuKk8W3ZOLyclDv8fqJGt5Bhu1sOtcaAoBjEALw_wcB