terça-feira, 26 de dezembro de 2023

COP30 em Belém: perspectivas

 Em 2025 Belém-Pa irá sediar a COP30 da ONU, simplesmente maior evento do mundo sobre mudanças ambientais.

Sendo assim, é de  se esperar que os olhos do mundo estarão voltados para: Belém, Pará, Amazônia, Brasil. Durante o evento!

Aliás, em virtude de tanto se falar sobre a Amazônia durante edições anteriores, que se deu inciativa por parte do Governo do Brasil, de pleitear candidatura para uma edição do evento na Amazônia do Brasil. Nas palavras do Preseidente: “Se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare porque vai ter gente do mundo inteiro e vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”.

Então, aguardemos!


terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Já pensou em saber quais as árvores da Orla de Icoaraci?

Pois bem, neste mapa temático online é possível visualizar quais espécies (nomes comuns e científicos) e sua localização exata. Presente no link:


https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1ToAk_NyDzCNadA5RFSCmYcyWfoMFvcE&usp=sharing



terça-feira, 21 de novembro de 2023

E-Book - ESTUDOS EM BIOLOGIA VEGETAL: FAMÍLIAS BOTÂNICAS

 No intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em Biologia Vegetal (ou Botânica), e suprir as eventuais faltas de imagens e materiais vegetais para aulas e atividades, surge a iniciativa desta obra de elaborar um manual didático ilustrativo, a partir espécies vegetais de Angiospermas.

Disponível no link abaixo, boa leitura e bons estudos:

https://www.researchgate.net/publication/371867110_Livro_-_ESTUDOS_EM_BIOLOGIA_VEGETAL_-_FAMILIAS_BOTANICAS_1a_Ed_2023










Mapa temático com espéciesda da UFRA, Campus de Belém, na Amazônia

 Abaixo link para mapa temático e interativo, que exibe a localização, imagens e nomes de plantas presentes no Campus de Belém-PA da UFRA. Nele têm várias espécies ornamentais, medicinais, frutíferas e diversas outras, vale a pena conferir clicando no link abaixo:

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1kq8qKnGKEPa4KxeyeDdTW8gmApSQ56Vd&usp=sharing

Imagem de como o mapa é exibido:


Esse estudo faz parte de uma pesquisa publicada na forma de artigo científico disponível através do link:


segunda-feira, 26 de junho de 2023

Junho é início do verão amazônico em Belém do Pará, enquanto começa o inverno no restante do Hemisfério Sul no Brasil

 Enquanto no mês de junho inicia o inverno na maioria do Brasil, ocorre o inverso em boa parte na região amazônica, em especial na R.M.B. (Região Metropolitana de Belém) se inicia o verão (amazônico). E dai, sentimos a importância da vegetação para amenizar o calor. Conforme imagem abaixo:

Imagem: Avenida Presidente Vargas, no Centro de Belém-PA. Fonte: Autoral.

E, nessa época, é muito importante a arborização para amenizar o clima em áreas urbanas, como na imagem acima da Avenida Presidente Vargas, em que de um lado ainda há um corredor de mangueiras que proporciona conforto climático ao entorno. No entanto, a redução dessas áreas verdes no centro e entorno da cidade é algo preocupante, sobretudo em tempos de altas temperaturas.

quarta-feira, 29 de março de 2023

CLADO MAGNOLIÍDES

CLADO MAGNOLIÍDES

Este Clado abrange as angiospermas basais. As famílias desse grupo são denominadas de angiospermas basais por apresentarem características mais primitivas, como flores de muitas peças periânticas, de caráter trímero, onde as peças florais se apresentam de forma espiralada, por exemplo.

 Referências:

SILVA JUNIOR, V. S. MORFOLOGIA VEGETAL DE FAMÍLIAS BOTÂNICAS PARA USO ACADÊMICO. 2016. 69 f. Monografia – Trabalho de Conclusão de Curso (T.C.C.), Graduação em Agronomia, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém-PA, Brasil.


Angiospermas (ou Agiospermae) - plantas com flores

Angiospermas (ou Angiospermae)

As angiospermas, ou plantas com flores, constituem o grupo de plantas dominantes no ambiente terrestre (JUDD et al., 2009). Segundo RAVEN (2007), a maioria das plantas visíveis constitui-se de angiospermas, as quais apresentam cerca de 235.000 espécies e em termos evolutivos são um grupo de plantas com sementes que apresentam algumas características especificas como: flores, frutos, entre outras que as diferenciam dos demais organismos (SILVA JUNIOR, 2016).

Referências

SILVA JUNIOR, V. S. MORFOLOGIA VEGETAL DE FAMÍLIAS BOTÂNICAS PARA USO ACADÊMICO. 2016. 69 f. Monografia – Trabalho de Conclusão de Curso (T.C.C.), Graduação em Agronomia, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém-PA, Brasil.

A seguir alguns exemplos de Angiospermas, com espécies de plantas espontânea comuns:








Fonte das imagens: Trindade, J. R.





quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Falar um pouco sobre briófitas (ou musgos), plantas geralmente minúsculas, porém de grande importância para o meio ambiete e até para humanos / Talking about bryophytes (or mosses)



Imagem de briófita em microscópio digital (cada folha mede milímetros)

Fonte: Minha autoria (Trindade, J. R.)

Saudações pessoal, falar um pouco sobre musgo (ou briófitas), que essas pequenas plantas que crescem sobre troncos, muros, paredes, pedras e outras superficiais. E geralmente cada tom de verde é uma espécie diferente, com diversas características e até utilidades, por exemplo aprendi no Mestrado em Botânica que na I Guerra mundial as briófitas foram utilizadas como antibióticos nos curativos dos soldados.
Até hoje algumas espécies são utilizadas como medicamentos é para diversas outras utilidades, só pesquisarem sobre.

English text bellow:
Greetings everyone, talking a little about moss (or bryophytes), these small plants that grow on woods, walls, stones and other surfaces. And usually each shade of green is a different species, with different characteristics and even uses, for example I learned in the Master Degree in Botany that in World War I Bryophytes were used as antibiotics in soldiers' bandages. Until today some species are used as medicines and for several other uses, just research about.

Vídeo postado em meu canal do YouTube sobre briófitas (musgos):

E o versículo que fala sobre a sabedoria e os estudos de Salomão em plantas é esse aqui: I Reis 4:33 "Descreveu as plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota nos muros". E faço uma correção, porque o hissopo não é um musgo(briófita), mas ambos crescem em muros também, e podem ter propriedades incríveis!

Abaixo biobliografias sobre briófitas:
1° - Levantamento de Cientistas do Museu Goeldi sobre o grupo na cidade de Belém do Pará, feito por Regina C. L. Lisboa & Anna L. Ilkiu-Borges.
https://www.researchgate.net/publication/267297560_Diversidade_das_Briofitas_de_Belem_PA_e_seu_Potencial_como_Indicadoras_de_Poluicao_Urbana

2° - E esse é um estudo de vários pesquisadores como Thyago Gonçalves Miranda e demais colaboradores, sobre a atividade antifúngica de diversas espécies de briófitas segundo a literatura científica. https://www.researchgate.net/publication/359205670_Atividade_antifungica_de_briofitas_um_estudo_cienciometrico