Saudações, pessoal, passando hoje para falar de um tema muito importante e interessante, que é, a questão da origem (procedência geográfica) das plantas que nos deparamos cotidianamente.
É muito comum nos depararmos com alguma espécie vegetal ao longo de nosso dia-a-dia, não é verdade? Seja alguma plantinha que sua vovó, sua mamãe ou até mesmo você toma conta em casa, e/ou então, alguma espécie plantada em local público, ou até mesmo aquele mato que nasce espontaneamente na rua.
Ou seja, em nosso cotidiano sempre nos deparamos com alguma planta, mas você já parou para pensar na história que pode haver por trás dessa planta? Garanto que iria se surpreender, pois é muita coisa, e muitas historias a serem contadas, até mesmo sobre um simples mato que cresce na rua, e o que dirá espécies cultivadas há séculos e em diferentes continentes pela humanidade.
Mas, para começo de conversa, e relacionado ao tema desta postagem (plantas exóticas e nativas), dentre as diversas formas que as plantas podem ser classificadas pelos seres humanos, uma das abordagens e/ou critérios de definição é quanto sua origem (procedência geográfica). Ou seja, se apesar de elas estarem em um determinado local, elas vieram de outra região (exóticas), ou se elas são dessa região mesmo (nativas).
Abaixo, exemplo com plantas ornamentais, bastante comuns em paisagismo:
Espécie: Ixora coccinea L. / Nome comum: ixora / Origem: exótica no Brasil (é nativa da Ásia).
Fonte da imagem: Autoral (Trindade, J.R.)
Espécie: Bougainvillea spectabillis Willd. / Nome comum: bougainville ou três marias/ Origem: nativa do Brasil.
Fonte da imagem: Autoral (Trindade, J.R.)
Uma das formas de se consultar se a origem de uma planta que ocorre no Brasil é nativa ou exótica, é: através da consulta à especialistas e/ou literaturas especializadas (artigos científicos e bases de dados). Portanto, deixo aqui o link para artigo científico "Estudo da vegetação que compõe o paisagismo da UFRA", desenvolvido em colaboração com diversos Profissionais, e nele tem dados sobre várias espécies, link abaixo:
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38907/32023
Também, disponibilizo diretamente aqui, a tabela de anexo dessa pesquisa acima, nela contém informações de cerca de 187 espécies identificadas nesse estudo, link abaixo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1AJug-aBopzeoRJF_FepcEHiL7H1inzmr/edit#gid=91506509
Além de que, existem sites, como o da Flora do Brasil, com essas e mais um mundo de informações sobre plantas no Brasil (nativas e exóticas), link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário